domingo, 8 de fevereiro de 2009

Dieta hipocalórica ativa o gene da longevidade

Uma investigação feita por cientistas da Universidade de Navarra, anunciou que uma dieta hipocalórica (baixa caloria) ativa enzimas sirtuinas (também conhecido como o gene da longevidade).


As sirtuinas, como explicado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Nutricionais, Fisiologia e Toxicologia, Universidade de Navarra, Ana Belén Crujeiras "retardar o envelhecimento e ajudar a prevenir doenças como a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares." 

Assim, descobriu-se que o baixo teor calórico da dieta afeta diretamente essa proteína, provocando a sua ativação e subsequente perda de peso e redução do estresse oxidativo. No entanto, atualmente, "estes resultados são extrapolados para os seres humanos desde que foi demonstrado em modelos animais", como observou a bióloga Ana Belén galega Crujeiras, que realizou o projeto, juntamente com os médicos Dolores Parra e Alfredo Martínez. 

No entanto, os esforços concentram-se sobre a forma de ativar as sirtuinas após perseber os interessantes beneficios trazidos para a saude,têm surgidovários estudos que mostram que substâncias como o resveratrol (encontrado em uvas, vinho tinto ou nozes) substituiu os efeitos da dieta de baixa caloria.

Nenhum comentário: