quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O mito das calorias

Caloria é uma palavrinha interessante que simplesmente significa uma unidade de energia - exatamente o volume de calor necessário para elevar 1 grama de água a 1 grau centígrado à pressão atmosférica igual a 1.

Ora, sempre se pensou que ganhar peso resulta de ingerir mais calorias do que se gasta através de exercícios, termogênese (a produção de calor pelo próprio corpo) e todas as demais funções metabólicas. E, de fato, isso é a inteira verdade.

O que não é verdade é o que muitos médicos concluíram desses truísmos e passaram a seus infelizes pacientes. Estou me referindo à idéia de que a única maneira de perder peso consiste no controle rigoroso da ingestão de calorias. Médicos educados nessa escola de pensamento dizem aos pacientes que todas as dietas são basicamente iguais no tocante a seu potencial de perda de peso.
A única coisa que importa é quantas calorias você ingere! Mas simplesmente não é assim. Diferentes tipos de dieta podem produzir diferentes efeitos sobre o volume de calorias que o corpo do indivíduo consome diariamente e, tomando diferentes trajetórias metabólicas, podem fazer com que o corpo necessite de volumes diferentes de energia para realizar seu trabalho. Em uma dieta baixa em carboidratos, há vantagens metabólicas que lhe permitirão ingerir tantas ou mais calorias do que estava ingerindo antes de iniciar a dieta e ainda começar a perder
peso e centímetros.

Se você ingerir menos calorias - o que a maioria faz com esta dieta -, você perderá peso com grande rapidez. Não é que calorias não contem, mas, apenas, que você, na verdade, expulsa-as do corpo sem usá-las, ou dissipa-as sob a forma de calor.

De que maneira isso funciona com pessoas reais, que têm problemas reais? Vejam o caso de Stanley Moskowitz, um vigoroso escultor de 64 anos de idade, que sobreviveu a três ataques cardíacos na década de 1980, dois "leves" e um grave. Stanley era obeso, seus níveis de colesterol estavam altos demais e ele sofria de forte artrite - problema este bem antigo em seu caso. Naturalmente, proibi-o de tomar sorvete e comer batatas fritas, sua "Dieta Americana de Comida-Lixo", como ele a chamava, e, com igual naturalidade, insisti em que comesse um bocado de carne, peixe, aves e ovos quando tivesse vontade, nozes, saladas, hortaliças, e um pouco de queijo. Era uma típica dieta baixa em carboidratos, que lhe deu grande prazer. Mas o que era que ele ia fazer com seu corpo e coração ameaçados?

Stanley logo aprendeu também a rir dos resultados nesse particular. Seu colesterol desceu de 228 para 157 - de acordo com o método padrão de calcular essas coisas, ou seja, uma redução maciça de 64% no risco de outro ataque cardíaco. E o peso? Baixou de 105kg para 86kg, o peso excelente para um homem corpulento de 1 m 80cm de altura, que cria esculturas de metal em seu estúdio. Incidentalmente, como efeito colateral da nova dieta, a dor nas articulações dos ombros e nos braços, a que estava tão acostumado, melhorou a ponto de julgar que se sentia melhor do que nos últimos vinte anos.

Quando lhe perguntei o que pensava de tudo isso, Stanley respondeu: "Bem, Dr. Atkins, estas foram provavelmente as mudanças físicas mais espetaculares que experimentei em toda minha vida e, curiosamente, tudo que tive que fazer foi procurar meu prazer.

Nenhum comentário: