terça-feira, 6 de novembro de 2007

Porque as pessoas ganham peso

A maioria dos obesos não come demais. Quando fazem isso, há quase invariavelmente um componente metabólico que os condiciona, quase sempre uma verdadeira ânsia de viciado por carboidratos.

Pessoas que comem os alimentos certos comem o que querem e permanecem em volta do peso ideal. A experiência normal enquanto envelhecemos, porém, é descobrir que não podemos adotar a dieta espantosamente antinatural do mundo moderno e permanecer esbeltos e sadios.

Seu corpo, criado para funcionar durante uma vida longa e vigorosa, ingerindo alimentos sadios, torna-se cada vez mais sensível à ação de alimentos prejudiciais. Seu organismo começa a chiar e a gemer. Você ganha não só quilos mas também dores.

Cansaço esmagador, dor de cabeça, lassidão, irritabilidade, depressão - nada disso faz realmente parte do processo de chegar à meia-idade, mesmo que isso pareça acontecer na maior parte em nossa sociedade, principalmente por causa da maneira como nos alimentamos.

Nossos antepassados pré-históricos, fortes e resistentes, não comiam, em volta das fogueiras dos acampamentos, alimentos desvitalizados, processados, com longa vida de prateleira, pão branco-lixo e pizza - e, com absoluta certeza, não consumiam açúcar (como acontece em nossos refrigerantes e sucos) quando o corpo lhes dizia que precisavam de água. Se tivessem feito isso, nós nunca teríamos chegado à civilização.

Nenhum comentário: