terça-feira, 6 de novembro de 2007

A saude era o grande objetivo (Dr. Atkins)

Há vinte e cinco anos trato de obesos e, curiosamente, a maioria dos pacientes nos últimos quinze anos não veio à consulta especificamente para perder peso. Os quilos que perdiam eram um efeito colateral benéfico de tratamentos geralmente bem sucedidos de condições muito mais graves do que obesidade.

Como médico o que me impressionava nelas era o bem-estar declinante. Como seguidores potenciais desta dieta, a esbelteza por elas conseguida será provavelmente o que a impressionará.


De modo que, desculpe o título deste capítulo, mas ele é apropriado. E se a primeira metade da revelação está na promessa sedutora de perda de peso, a segunda parte reside na ciência que lhe dá respaldo. E a ciência é de importância fundamental para pessoas que descobriram, através de experiência dolorosa, que não é nada simples permanecer no peso desejável.

Desde o início quero deixar bem claros os fatos seguintes:

  1. Quase todos os tipos de obesidade têm razões metabólicas. A maioria dos estudos demonstra que os obesos ganham peso com menos calorias do que pessoas que não têm o problema de engordar.
  2. Nos últimos dez a quinze anos, a origem do distúrbio metabólico da obesidade foi bem esclarecida pelos cientistas. A causa nada tem a ver com o metabolismo da gordura que você ingere, mas com o hiperinsulinismo e a resistência à insulina. O hormônio insulina e o efeito que o mesmo produz sobre seus níveis de açúcar no sangue (que sobem e descem constantemente como resposta ao alimento que você come) relacionam-se muito mais diretamente com seu estado geral de saúde e com a probabilidade de você ser vitimada por assassinos tais como ataque cardíaco e derrame cerebral do que se suspeitava no passado. E é também o determinante isolado mais importante de seu peso. Este é o motivo por que, na quinta década de vida, 85% de diabéticos do Tipo II são obesos.
  3. Esse defeito metabólico ligado à insulina pode ser evitado mediante restrição à ingestão de carboidratos. Quando os restringimos, evitamos a subdivisão alimentar que a leva a engordar.
  4. Essa correção metabólica é tão notável que muitas de vocês poderão perder peso enquanto ingerem um número mais alto de calorias do que vinham consumindo em dietas com alta concentração de carboidratos. A denominada "teoria calórica" tem sido uma pedra amarrada em torno do pescoço dos que fazem dieta e uma influência irritante e maligna no esforço de tantas pessoas para emagrecer.
  5. Dietas ricas em carboidratos são exatamente o que a maioria dos obesos não necessita e com as quais de maneira nenhuma podem emagrecer.
  6. Uma dieta restrita em carboidratos é tão eficaz para dissolver tecido adiposo que pode produzir maior perda de peso do que a que ocorre em caso de jejum.
  7. Nossas epidemias de diabetes, doenças cardíacas e pressão arterial alta são em grande parte produtos da conexão hiperinsulinismo.
  8. A dieta Atkins pode sanar, e tem sanado essas graves complicações médicas da obesidade. Na verdade 35% de meus pacientes procuraram-me queixando-se de problemas cardiovasculares. A dieta Atkins é provavelmente a dieta mais eficaz para promover a saúde que você jamais terá oportunidade de experimentar.

Agora, voltemos à palavra revelação. Seu significado e conotação são de pôr à vista verdades que sempre existiram. Bem, se os fatos que mencionei são aceitos como verdades por um segmento importante da comunidade científica, e a maioria da população nem mesmo deles desconfia, então este livro será, na verdade, um ato de revelação.

Nos últimos vinte anos, técnicas quase tão fortes como a lavagem cerebral sugeriram ao público que a única dieta apropriada e sadia para o ser humano é a de baixo teor de gordura. Se isso fosse verdade, o curso de ação para todos nós sério óbvio e direto. Mas isso não é verdade: no caso de muitos de nós, evitar os carboidratos é a solução final.

Nenhum comentário: